Percurso pós-académico!

• 14 Respostas
  • 2544 Visualizações
*

Offline Administrador

• Dirigível
  • 31
    • Aero Fórum
Percurso pós-académico!
« em: Outubro 15, 2010, 07:08:51 pm »
Caros colegas e ex-colegas,

Neste tópico os antigos alunos de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico têm a oportunidade de fazer uma descrição do seu percurso pós-académico!
Desta forma, os candidatos e mesmo os próprios estudantes do curso poderão ficar mais informados acerca do que um Engenheiro Aeroespacial faz após terminar o curso.

Com os melhores cumprimentos,
A Administração

*

eflora

• Visitante
Re: Percurso pós-académico!
« Responder #1 em: Outubro 19, 2010, 01:23:01 pm »
Bom dia a todos,

Aqui vai a minha contribuicao, como antigo aluno do ramo de avionica (curso que entrou no ano 2000 no IST).

2° semestre de 2006:
- Estagio IAESTE na India. Manipal Institute of Technology – Departamento de Instrumentação e Controlo. Estive a elaborar sebentas academicas de Controlo de Voo vocaccionadas para o uso de Matlab / Simulink.

2007 - Abril 2010:
- Engenheiro de Qualidade, VW Autoeuropa. Departamento de Asseguraçao de Qualidade e Pecas Compradas. Trabalhei na equipa responsável pela capota do EOS e tecto do Scirocco. Fazia a ponte entre o sistema de produção VW e os fornecedores das referidas peças, através dos indicadores de qualidade, quer internos quer externos e de auditorias ao processo produtivo dos fornecedores.

Desde Maio 2010:
- Agustawestland, departamento de sistemas avionicos (perto de Milao). Estou a trabalhar de momento em FMS (flight management system), EFB (electronic flight bag), HMI (human machine interface) com funcionalidades de Audio 3D e no Wind Model do AW149. Tenho o prazer de estar a trabalhar efectivamente como um avionics engineer.

Alguma questao estejam a vontade.

Cumprimentos,
Edgar Flora

*

JBAA

• Visitante
Engenheiro estrutural, Airbus, Alemanha
« Responder #2 em: Outubro 19, 2010, 07:09:20 pm »
Bom dia a todos

Recebi este convite por email e gostei de ver finalmente uma plataforma que liga os antigos alunos aos actuais alunos. Quando era aluno senti essa falta e me senti desorientado quanto ao meu futuro enquanto enfiava a cara nos livros de Aerodinamica e Termodinamica :)

Frequentei o curso de Engenharia Aeroespacial no ramo de Aeronaves entre 2001 e 2007 tendo ja terminado dentro do programa Licenciatura+Mestrado. Para isso atrasei em 1 ano a conclusao do curso e foi a melhor coisa que fiz, pois ca fora, poder mostrar um diploma de Mestre conta muito!!

Durante esse ano tive a oportunidade de fazer um estagio de 1 ano na Airbus em Hamburgo, na Alemanha. Arranjei o estagio atraves do IAESTE e desde entao ainda estou por ca :) No estagio trabalhei integrado numa equipa apenas de engenheiros da Airbus. O departamento era responsavel pelo desenho e certificacao dos armarios dos A340 e A330. Devo confessar que nao era a area na qual sonhava trabalhar, mas nao teve preco estar dentro da Airbus, e ainda por cima na Alemanha. O estagio era inicialmente de 6 meses, mais foi prolongado mais 6 meses pois o meu chefe queria que lhe indicasse alguem para me substituir (requisitou alguem de aero) e eu indiquei-me a mim proprio, pois tinha ainda que terminar a tese de mestrado e nao precisava ir logo embora. Assim fiquei mais 6 meses como trabalhador-estudante a trabalhar 20h por semana, tendo tempo suficiente para terminar a tese. Durante esse tempo fiz 4 entrevistas de emprego para que quando me formasse continuasse por la como subcontratado ja que nao havia ofertas para directo, e consegui 3 propostas. Decidi-me pela vaga de "stress engineer of the primary structure of the fuselage of the A380".

Hj trabalho ha ja 2 anos como engenheiro de stress do A380, que consiste em melhoramentos da estrutura primaria, trabalho com GLARE, e hoje sou responsavel por alguns paineis da fuselagem. Faco muitas continhas a mao, assim como em CAE. Tou a adorar o meu trabalho e nao me vejo a fazer outra coisa tao cedo.

Conselhos que posso dar para quem quer trabalhar com analise estrutural:
1. Aprendam a programar no Excel com macros
2. Aprender a mexer no PATRAN/NASTRAN
Adicionando estes 2 conhecimentos ao curriculo de aero, vao cobrir 95% das ofertas de emprego em analise estrutural.

Boa sorte a todos!

Abraco

Jose Bernardo Assis de Almeida
Aero do curso de 2001

*

Offline Edgar Carrolo

• Dirigível
  • 27
« Responder #3 em: Outubro 19, 2010, 07:17:10 pm »
Percursos invejaveis...

*

Offline Rafael Santos

• Aerospace Student
  • Satélite
  • 145
« Responder #4 em: Outubro 19, 2010, 07:27:54 pm »
Muito importante este tópico. Eram bom que houvesse mais Engenheiros Aeroespaciais a falar aqui sobre as suas carreiras. Muito obrigado aos dois.
« Última modificação: Outubro 19, 2010, 08:46:20 pm por Administrador »

*

Offline Cláudio Silva (cdcs)

• Administrator
  • Satélite
  • 295
« Responder #5 em: Outubro 20, 2010, 12:08:08 am »
Obrigado aos Ex-Alunos que participaram com as suas experiências. Elas são uma mais valia para nós todos, principalmente para quem está agora a acabar o curso e ainda têm duvidas sobre o que vai fazer.

PS: Não sei se notaram, mas estes ex-alunos foram colegas do Lisboa! lol

*

Offline Mega

• Aerospace Alumni
  • Planador
  • *
  • 1
« Responder #6 em: Outubro 20, 2010, 09:12:00 am »
Ora bem, é bom ver um fórum destes por aqui.

O eflora é o homem que é porque foi praxado por mim e pelos meus colegas  ;)

Ainda sou do tempo dos 35 alunos e tive o prazer de participar activamente nas praxes até acabar, desde 1999 até sei lá quando...

E sim, também praxei o Lisboa, que recebeu grandes ensinamentos do meu ano ;) É bom saber que a tradição tem continuado.

Assim que tiver tempo escrevo aqui qq coisa sobre o que ando a fazer.

Abraço

*

Barbosa

• Visitante
« Responder #7 em: Outubro 20, 2010, 10:23:04 am »
Este tópico é mesmo muito bom, ja andavamos a precisar de algo assim. Obrigado.

Mais alguém de aviónica que queira contribuir com a sua experiência ^^?

*

• Administrator
  • Satélite
  • 295
« Responder #8 em: Outubro 20, 2010, 01:32:25 pm »
Agora falta o Pai Natal :)
O Lisboa gostou tanto de ser praxado que ainda cá anda!

*

Offline César Coelho

• Administrator
  • Satélite
  • 121
« Responder #9 em: Novembro 24, 2010, 01:11:57 am »
Para os antigos ex-alunos, continuem a colocar mais percursos pós-académicos!

Este tópico é bastante informativo para todos os alunos e candidatos ao curso...

Espero poder ler mais histórias de outros ex-alunos que também tiraram o curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico!

;)

*

Offline Ana Macedo

• Aerospace Student
  • Avião
  • 87
« Responder #10 em: Novembro 24, 2010, 02:22:00 am »
Para os antigos ex-alunos, continuem a colocar mais percursos pós-académicos!

pleeease   :P

Este tópico é bastante informativo para todos os alunos e candidatos ao curso...

Espero poder ler mais histórias de outros ex-alunos que também tiraram o curso de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico!

muito obrigado, desde já!

;)

*

Amp

• Visitante
« Responder #11 em: Novembro 29, 2010, 10:13:09 pm »
Parabéns e obrigado aos dois ex-alunos que deixaram aqui o seu testemunho. =)

*

Offline Cavaleirosly

• Planador
  • *
  • 4
« Responder #12 em: Junho 08, 2015, 06:43:49 pm »
Mais testemunhos por favor :)

*

Offline César Coelho

• Administrator
  • Satélite
  • 121
« Responder #13 em: Setembro 20, 2015, 11:25:07 am »
Olá a todos,

Dado que fui eu que iniciei este tópico há 5 anos atrás, aqui fica o meu testemunho:
Inicialmente comecei no curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores em 2008 mas em 2009 mudei para Engenharia Aeroespacial. Fui o fundador do Aerofórum e também administrador do já não existente Aeroserver.
Em 2012 concluí a licenciatura mas em vez de continuar o mestrado integrado no Técnico, decidi fazer um mestrado internacional em Space Science and Technology (o programa é chamado SpaceMaster para quem estiver interessado). Durante esse mestrado tive a oportunidade de fazer um semestre em Würzburg (Alemanha), Kiruna (Suécia), Toulouse (França) e no último semestre fiz a tese na ESA em Darmstadt (Alemanha).
Em 2014, após terminar o mestrado, decidi fazer um PhD em colaboração com a ESA e a universidade de Graz.
Neste momento vivo em Darmstadt e continuo a trabalhar no PhD. Trabalho em MO services e no OPS-SAT e a ideia principal da investigação é fazer com que o on-board software de nanosatelites se torne fácil de substituir e actualizar tal como as apps de telemóvel.

Cumprimentos,
César Coelho

*

• Administrator
  • Satélite
  • 295
« Responder #14 em: Setembro 27, 2015, 06:15:01 pm »
Offtopic

ideia principal da investigação é fazer com que o on-board software de nanosatelites se torne fácil de substituir e actualizar

Estás a olhar para arquitecturas particionadas ou estás agarrado à suposta JVM que ia haver (li umas cenas sobre o OPS-SAT há uns tempos)? Como pensas lidar com as características não funcionais do software? Nomeadamente requisitos RT?