Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Percurso pós-académico!
« Última mensagem por Cláudio Silva (cdcs) em Setembro 27, 2015, 06:15:01 pm »
Offtopic

Citar
ideia principal da investigação é fazer com que o on-board software de nanosatelites se torne fácil de substituir e actualizar

Estás a olhar para arquitecturas particionadas ou estás agarrado à suposta JVM que ia haver (li umas cenas sobre o OPS-SAT há uns tempos)? Como pensas lidar com as características não funcionais do software? Nomeadamente requisitos RT?


2
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Percurso pós-académico!
« Última mensagem por César Coelho em Setembro 20, 2015, 11:25:07 am »
Olá a todos,

Dado que fui eu que iniciei este tópico há 5 anos atrás, aqui fica o meu testemunho:
Inicialmente comecei no curso de Engenharia Electrotécnica e Computadores em 2008 mas em 2009 mudei para Engenharia Aeroespacial. Fui o fundador do Aerofórum e também administrador do já não existente Aeroserver.
Em 2012 concluí a licenciatura mas em vez de continuar o mestrado integrado no Técnico, decidi fazer um mestrado internacional em Space Science and Technology (o programa é chamado SpaceMaster para quem estiver interessado). Durante esse mestrado tive a oportunidade de fazer um semestre em Würzburg (Alemanha), Kiruna (Suécia), Toulouse (França) e no último semestre fiz a tese na ESA em Darmstadt (Alemanha).
Em 2014, após terminar o mestrado, decidi fazer um PhD em colaboração com a ESA e a universidade de Graz.
Neste momento vivo em Darmstadt e continuo a trabalhar no PhD. Trabalho em MO services e no OPS-SAT e a ideia principal da investigação é fazer com que o on-board software de nanosatelites se torne fácil de substituir e actualizar tal como as apps de telemóvel.

Cumprimentos,
César Coelho
3
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Percurso pós-académico!
« Última mensagem por Cavaleirosly em Junho 08, 2015, 06:43:49 pm »
Mais testemunhos por favor :)
4
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Aerospacial IST vs Força Aérea
« Última mensagem por Renato Amorim em Junho 08, 2015, 03:13:58 pm »
Boas,

Caso não saibas os alunos da AFA vêm para o Tecnico fazer algumas cadeiras a partir do 3º ano. Tenho um colega de casa em aeronautica na Força Aérea e tens muito em que pensar.
1º - Se seguires pela força aérea tens de te lembrar que estás a seguir uma vida militar. Tens as obrigações militares como treinos, semanas de acampamentos, provas fisicas, presenças em eventos militares e de estado. Estás vinculado ao estado e portanto tens de pagar o investimento que o estado fez em ti caso queiras sair. Contaram-me de um caso de um engenheiro que foi para a Suiça trabalhar pois a empresa pagou supostamente ao estado o custo de formação do engenheiro. Paralelamente ao facto de teres emprego garantido na força aérea tens de considerar que tanto quanto o meu amigo me disse, não existirão aumentos de escalão e de ordenados até 2020.
2º - No Ist podes ter uma vida como bem entenderes. Emprego em principio terás, em projetos mais ou menos interessantes. Apenas precisas de te preocupar em passar às cadeiras. Não terás um componente prática como na força áerea. Não irás ver ou trabalhar diretamente com aviões pelo menos até ao 2º ano (onde estou). Tens a vantagem de estar numa universidade e teres muita flexibilidade com aulas e testes aqui no IST. Só vais às aulas se te apetecer e testes também. A dica no IST, acima de tudo, é procurares outros meios de formação que não apenas o  curso em específico (aperecer em workshops, projetos de alunos, estágios em aerodromos etc).

Pensa bem se queres ser um civil ou um militar.
5
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Aerospacial IST vs Força Aérea
« Última mensagem por Cavaleirosly em Setembro 17, 2014, 07:20:57 pm »
Boas,
Atualmente sou aluno do 12º e já á alguns anos que penso no curso de Aerospacial no IST. No entanto, Eng.Aeronáutica na Força Aérea é  tb uma opção para mim, visto que uma vez aceite me assegura um bom emprego e a formação é praticamente gratuita. Contudo, tb sinto que ao ir para a força aérea não puderei "voar" tão alto como voaria se fosse para Aerospacial, isto é, nunca chegaria a trabalhar em grandes empresas ou centros de investigação (estarei a sonhar demasiado?).
Não tenho ninguém da família na área por isso gostava de saber as vossas opiniões.
Obrigado desde já
6
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Saídas profissionais e oportunidades
« Última mensagem por Cavaleirosly em Setembro 17, 2014, 07:02:45 pm »
Outra coisa. Tenho recentemente vindo a pensar no curso de Eng.Aeronáutica da Força Aérea. Entre este curso e Aerospacial no IST, qual acham que é melhor?  Alguém conhece algum engenheiro de lá que me possa dar algumas informações?

Já agora, obrigado a todos os que me responderam às perguntas anteriores :)
7
Assinalei coisas que necessitavam de ser revistas. Não estou em casa, quando chegar trato disso.
8
Alguem devia dar um update a este documento...

Fiz update às datas e valores das propinas, e corrigi alguns pormenores que estavam fora do sítio. Convinha referir que o aeroserver já não existe, tendo sido substituído pelas páginas aqui no MEO Cloud...
9
Futuros alunos de Engenharia Aeroespacial / Re: Saídas profissionais e oportunidades
« Última mensagem por Sofia Caeiro em Agosto 22, 2014, 12:58:07 pm »
Mas não é impossível ter uma média dessas, falo por experiência própria e ate ha pessoas com media de 18 mas são muito poucos!
10

4- Altas notas: Uma média superior a 17 (no curso) pode-me abrir muitas portas?


Isto não é curso para conseguires médias dessas, por muito excelente aluno que sejas no 12º ano, meu filho.
Páginas: [1] 2 3 ... 10